Vereadores pedem CEI para a Saúde de Santa Isabel e a saída de João de Deus
Na sessão ordinária realizada no dia quatro de outubro de 2011, os vereadores da Câmara de Santa Isabel pediram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para que seja investigada a crise na área da saúde de Santa Isabel. Até o presidente do Legislativo Silvio Adriano (PR) que é assumidamente da situação e defensor ardoroso do prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) aprova de forma veemente a CEI e pede a saída do Secretário de Saúde João de Deus de Vasconcelos Ferreira. O presidente falou que depois que o João de Deus assumiu a Secretaria da Saúde, os problemas na pasta se avolumaram. Silvio Adriano solicitou ainda aos vereadores que apoiassem a abertura da CEI da Saúde. “A saúde vai muito mal, se precisarem de minha assinatura, eu assinarei”, disse.
A vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira (PDT) que é médica do sistema público municipal de saúde de Santa Isabel (ou pelo menos era) também não poupou críticas ao Secretário. “Desde o início eu sabia que o João de Deus não daria certo na qualidade de Secretário. Para ser Secretário da Saúde tem que ser médico e de preferência tem que ter gestão de saúde pública”. A vereadora disse ainda que não existe planejamento na pasta da saúde e que também não há simpatia da classe dos profissionais pelo secretário. Enfática, Vivian disse que o caos está instalado no setor de ambulância, e acrescentou que o João de Deus colocou a saúde de Santa Isabel no fundo do poço. Disse ainda que “todos os profissionais da área da saúde trabalham insatisfeitos com a postura autoritária do João de Deus”. Ela acrescentou que a pessoa que suceder João de Deus no comando da secretária tá frito, pois para colocar a casa em ordem vai levar tempo. A vereadora Vivian sugeriu o nome do Paulo Cesar Dornelas do Nascimento para substituir o João de Deus. “Paulo Cesar é o mais bem preparado do município para assumir a Secretaria da Saúde”, disse.
A vereadora Patrícia Simão (PP) também criticou o descaso na saúde municipal. “Estamos desde 2009 pedindo solução para o trânsito caótico e para a área da saúde de Santa Isabel. Nem o prefeito consegue achar o João de Deus, nem o prefeito consegue contato com o Secretário”, disse. Patrícia Simão também se posicionou favoravelmente à criação de uma CEI para investigar a área da saúde.
O vereador Orlando Gomes dos Santos (PPS) também falou a respeito do assunto e teceu críticas ao João de Deus. Orlando disse que a construção do prédio da UPA foi um arroubo de vaidade pessoal do Secretário de Saúde. O vereador argumentou que as instalações da UPA poderiam ter sido feitas no estacionamento do prédio da Santa Casa.
O vereador Paulo Sergio Berto (Paulinho Investigador-PSDB) apesar de reconhecer os problemas na área da saúde, foi menos incisivo com relação à constituição de uma CEI. Paulinho opinou que não sabe se seria o momento de constituir uma CEI da área da saúde.
10 médicos pedem a conta e desfalcam a Saúde de Santa Isabel
A médica e vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira, disse que a saída dos médicos do sistema de saúde municipal de Santa Isabel não se deu por salários baixos, mas sim pela insatisfação com a conduta e a postura do Secretário João de Deus. Ela salientou que existe uma incompatibilidade dos profissionais da área com o atual secretário. A vereadora explicou que os salários dos médicos que de fato eram baixos (R$ 2.500,00) tiveram reajuste à questão de três meses para R$ 3.200,00 para 20 horas de trabalho semanais.
A partir desse aumento, disse a vereadora, começaram a surgir problemas e descontentamentos entre os médicos, pois segundo a Vivian, João de Deus queria que os médicos trabalhassem todos os dias, ou três vezes por semana para atender na semana uma demanda de no mínimo 80 pacientes. Vivian explicou que atender 80 pacientes na semana é uma carga muito pesada e que tal fato levaria o médico a nem olhar para o rosto e muito menos conversar com o paciente, pois não daria tempo para isso. A vereadora disse também que os médicos são deslocados de sua unidade para outras unidades que não tem médicos. Ela disse também que muitos médicos de Santa Isabel são obrigados a parar o atendimento a um paciente, para atender outro enfermo em estado mais grave.
A médica Vivian que estava lotada na unidade de Saúde do bairro Brotas e que atendia pacientes com tuberculose, também está demissionária. “Os 12 pacientes com tuberculose que atendia estão recebendo atendimento no Centro de Saúde II do município de Arujá”, relatou a Vivian. Ela informou que o médico que atende seus ex-pacientes em Arujá é um Clínico Geral.
Seguindo informação da doutora Vivian, são 10 médicos até o momento que deixaram a Secretária de Saúde de Santa Isabel e que até o momento não foram substituídos por outros profissionais: o endócrino Wilian, o pediatra Sidney, o médico Orlando, a médica Vivian do Ilário Dassiê, o médico Eugênio, o médico Salomão, mais um médico do Bairro Cachoeira, além de mais três médicos. Questionado pela reportagem se ela (doutora Vivian) aceitaria um convite para assumir a Secretaria da Saúde, ela disse que sim, desde que não fosse nessa administração.
Coutinho teria entregado carta de demissão ao prefeito que não aceitou
O trânsito de Santa Isabel voltou a ser objeto de críticas por parte dos vereadores na sessão da Câmara realizada no dia 4 de outubro de 2011. Paulinho Investigador voltou a criticar o responsável pelo Departamento de Trânsito, “que presta um péssimo serviço”. O tucano disse que a prefeitura precisa contratar uma empresa de engenharia de trânsito. Paulinho Investigador relatou também que não vai se intimidar com as ameaças do Coutinho, e o que ele (Paulinho) o que tiver que falar, vai falar doa a quem doer.
A vereadora Patrícia Simão que também criticou a gestão do Coutinho a frente do Departamento de Trânsito, disse que recebeu recados, ou seja, ameaças do Coutinho. Silvio Adriano relatou que não precisa ser engenheiro para perceber erros nas instalações dos semáforos no centro de Santa Isabel. O presidente da Câmara disse ainda que o Coutinho entregou carta de demissão ao Hélio Buscarioli, mas que o prefeito não aceitou. “Você fica, você é muito bom”, disse o prefeito ao Coutinho, segundo palavras do Silvio Adriano. O vereador Silvio Adriano falou que o prefeito é mais incompetente que o Coutinho por mantê-lo no posto.
Álcool, drogas e prostituição de jovens em Santa Isabel
A grave denúncia partiu da vereadora Patrícia Simão. Segundo a parlamentar, crianças e adolescentes, inclusive estudantes que cabulam a aula, ficam à noite no entorno da Igreja Matriz, na Praça da Bandeira e no Monte Serrat fazendo uso do álcool e drogas e também se prostituindo. Ela pede ação do Conselho Tutelar de Santa Isabel.
Desassoreamento do Araraquara e receita de 105 milhões de reais
Patrícia Simão também apresentou um requerimento ao Executivo pedindo explicações pela paralisação do desassoreamento do ribeirão Araraquara. Segundo os vereadores, a previsão da receita municipal para o ano de 2012 é de 105 milhões de reais. Silvio Adriano comemorou: “Quando o prefeito Hélio Buscarioli assumiu a prefeitura a receita era de 40 milhões de reais”.
ja esta na hora de o prefeito tomar uma atitude sobre os dois secretario joao de deus e o coutinho.mas parece que o prefeito gosta do povo insatisfeito os secretarios nao tem noçao fazem coisas so para gastar o dinheiro publicoolha a quantidade de farol desatifado na cidade varios erros outro dia a santa casa estava com bebedouro quebrado cade o secretario um vereador que admiro e o orlando da sociaçao sempre esta na santa casa tentando resolver o problema da populaçao parabens orlando pelo seu trabalho.
ResponderExcluir