Vêm chegando o verão, e enchentes, deslizamentos, transtornos e prejuízos em Santa Isabel
Jorge Singh
O verão é sem dúvida a estação do ano mais aguardada pela população. Muito sol e calor, praia, piscina, férias, garotada livre da escola, viagens, horário de verão, roupa leve, estradas cheias, festas natalinas, festa de ano novo e carnaval. Mas infelizmente nem tudo é alegria no verão. A estação mais quente do ano traz muita chuva e temporais e a maioria das cidades brasileiras não está preparada para receber tanta água dos céus. Santa Isabel é um caso típico, a cidade construída num vale é cortada por rios e ribeirões. Os ribeirões e rios que também recebem carga de esgoto, não suportam o volume de água no verão e acabam causando enchentes e inundações na área central do comércio de Santa Isabel, levando transtornos à população e prejuízos aos comerciantes.
“Todo ano é a mesma coisa, ainda não apareceu em Santa Isabel um prefeito que tivesse um projeto e vontade política para resolver ou minorar o problema, já tive muito prejuízo com inundação em meu estabelecimento”, disse um comerciante do município. “É comum no verão, as duas principais vias da cidade –– Avenida da República e a Avenida Manoel Ferraz de Campos Sales –– ficarem interditadas durante horas por causa de inundações, ou seja, a cidade literalmente para e todo prejuízo decorrente das enchentes quem paga é a população”, concluiu o comerciante.
Com as precipitações de novembro virão os alagamentos, congestionamentos e perdas materiais. O problema, entretanto não se restringe a enchentes. As áreas de riscos nos bairros altos de Santa Isabel são mais do que conhecidas. Famílias inteiras correm risco na temporada de chuvas, pois a movimentação de terra é iminente em alguns bairros. E para piorar é sabido que Santa Isabel não possui Guarnição do Corpo de Bombeiros nem Defesa Civil. A inoperância do Poder Público Municipal, além de transtornos e perdas materiais, coloca a vida de isabelenses em risco no verão. Até quando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário