Pressão popular fez com que Câmaras não aumentassem número de vereadores
Segundo a Folha de S. Paulo, 356 municípios brasileiros resolveram não aumentar o número de vereadores para o exercício 2013. São exceções, pois a maioria esmagadora dos Legislativos Municipais por esse Brasil afora, optou por aumentar o número de cadeiras. Entretanto, a maioria das cidades que optou por não aumentar o número de legisladores não se deu por altruísmo, mas sim por pressão popular. Abaixo-assinados, correntes na Internet, o povo no plenário pressionando os vereadores, pressão da imprensa e mobilização popular fez com que algumas cidades voltassem atrás e mantivessem o número atual de vereadores.
É o caso, por exemplo, da cidade de Maringá (PR) e Franca (SP) que poderiam aumentar o número de vereadores de 15 para 23. A população lotou o plenário das Câmaras das respectivas cidades e não deu trégua aos vereadores até que eles optassem por manter o número atual de vereadores. São José do Rio Preto (SP) poderia ter até 23 parlamentares, mas devido às pressões vai continuar com os atuais 17. Em Jaraguá do Sul (SC) a Câmara continuará com 11 vereadores e não 19 como queriam os atuais vereadores. A pressão popular foi tanta que até outdoors foram espalhados pelo município. O município de Novo Hamburgo (RS) poderia elevar o número de 14 para 21 vereadores, mas decidiram depois de muita pressão popular ficar com os atuais 14 parlamentares.
Enquanto isso no Alto Tietê...
Infelizmente nos municípios do Alto Tietê não houve participação e muito menos pressão popular, e as Câmaras aumentaram o número de vereadores de forma tranqüila. Não houve nenhuma cidade da região que manteve o número atual de vereadores. Mogi das Cruzes terá 23 vereadores em 2013 contra os atuais 16, Santa Isabel de nove vereadores pulará para 15, Ferraz de Vasconcelos terá 17 parlamentares contra os atuais 12 Arujá ao invés dos atuais 10 vereadores terá 15, Suzano terá 21 vereadores contra os atuais 14, o município de Poá dos 11 atuais terá 17 vereadores e Itaquaquecetuba aumentará dois vereadores, serão 17 em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário