Vereador Paulinho de Santa Isabel, fala sobre a crise na área do Trânsito e da Saúde e afirma que a construção do prédio da UPA foi desnecessária
O vereador Paulo Sergio Berto, 42 anos, conhecido como Paulinho Investigador (PSDB) está no terceiro mandato consecutivo na Câmara de Santa Isabel e pretende ir para o quarto mandato no ano que vem, pois é pré-candidato à reeleição. Nesse período, Paulinho foi Presidente do Legislativo isabelense por quatro vezes. “As contas (da Câmara) sob minha presidência foram aprovadas (2006, 2008 e 2009) e agora aguardo a aprovação da conta de 2010” .
Com relação à polêmica sobre o Departamento de Trânsito de Santa Isabel, Paulinho reiterou que as críticas dirigidas ao Diretor de Trânsito Valdevino Coutinho não são pessoais, e sim críticas relacionados à gestão, à administração do departamento de Trânsito. Ele salientou que o Coutinho não tem conhecimento técnico para exercer a função de diretor de Trânsito, não tem conhecimento de engenharia de trânsito.
O vereador questiona se houve estudo técnico para a implantação de semáforos no centro da cidade, pois o trânsito piorou depois da implantação dos referidos semáforos. “Tanto é verdade que depois que alguns equipamentos foram desligados, permanecendo somente no amarelo a situação do trânsito melhorou. Houve a compra e a instalação desses semáforos, tudo isso tem custo, desperdício de dinheiro público resulta em improbidade administrativa, em crime de responsabilidade”, salientou o parlamentar.
O vereador falou que o mesmo problema ocorre na Secretaria de Saúde. “O João de Deus provou que não tem competência para gerir a pasta da Saúde. Se a Saúde isabelense está em crise, isso se deve muito a ele”. Assim que assumiu a Secretaria, disse o Paulinho, “João de Deus se indispôs com os médicos quando os chamou de racinha de branco e máfia de branco. A partir daí”, concluiu o vereador, “começou o boicote dos médicos contra o Secretário que culminou nesse ano com a saída de 10 médicos do sistema municipal por conta exclusiva de incompatibilidade dos médicos com o Secretário João de Deus”.
Outro dado negativo na área da saúde, relatado pelo Paulinho é a construção do prédio da UPA. “Foi outra atitude equivocada do Secretário da Saúde. Não havia a necessidade da construção do prédio da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento poderia ser instalada no prédio da Santa Casa, os gastos financeiros seriam bem menores, e como a UPA só faz atendimento básico, em casos mais graves o paciente já estaria dentro da Santa Casa e caso fosse necessário o enfermo seria encaminhado para outros médicos ou para a mesa de cirurgia na própria Santa Casa, tendo em vista que a instituição dispõe de Hospital, UTI e Centro de Cirurgia”.
“O ideal seria fortalecer a Santa Casa, não havia a necessidade da construção do prédio da UPA tendo em vista que já existe uma estrutura hospitalar boa no município que é a Santa Casa. Mas por questões de vaidade, de orgulho, João de Deus quis fazer o prédio da UPA, que ninguém na verdade sabe se será utilizado como uma unidade básica de saúde”.
Paulinho Investigador fala de sua luta para trazer verba para Santa Casa de Santa Isabel
Paulinho falou de sua luta para trazer verba para a Santa Casa de Santa Isabel. Disse que ele, juntamente com o provedor da entidade hospitalar, Luiz Carlos Correa Leite se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde Giovanni Guido Serri. O encontro, segundo o Paulinho, foi agendado pelo Deputado Federal Vaz de Lima (PSDB). A finalidade do encontro, explicou o Paulinho, é celebrar um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para trazer repasses de verbas para a Santa Casa. Mas existia um entrave, argumentou o tucano isabelense, ou seja, para que o Estado possa direcionar verbas para a entidade isabelense, é necessário que a Santa Casa tenha um alvará da Vigilância Sanitária do Governo do Estado de São Paulo. “E isso nós já conseguimos”, comemorou Paulinho. O vereador esclareceu que agora precisa ser finalizado o convênio entre as partes. Ele explicou ainda “que o dinheiro do Estado virá diretamente para a Santa Casa, não passará pela prefeitura através da Secretária da Saúde”. Ele disse ainda que parte dos equipamentos médicos que seria implantado na AME de Santa Isabel, poderia vir para a Santa Casa através do convênio com o governo do Estado, sendo que os valores desses equipamentos hospitalares podem atingir o valor de 800 mil reais.
Verba disponível para Santa Casa não chega em Santa Isabel
Além de Santa Isabel, Paulinho Investigador explicou que apenas duas cidades da região do Alto Tietê têm o privilégio de ter Santa Casa, que são os municípios de Suzano e Mogi das Cruzes. Ele disse que existe uma verba mensal do governo Estadual de cerca de 400 mil reais destinados para as três entidades da região. Para trazer a verba mensal que o Estado disponibiliza, o município precisa fazer parte de um colegiado compostos por todos os Secretários de Saúde das cidades da região do Alto Tietê. Enfim, explicou o Paulinho, o Secretário de Saúde precisa participar das reuniões e fazer um trabalho político administrativo, fazer gestão para trazer parte dessa verba para Santa Isabel. O vereador disse que a quantia de 150 mil reais mensais já ajudaria muito a Santa Casa. Apesar de o Secretário João de Deus participar desse colegiado, infelizmente parece que a verba destinada pelo Estado não chega até Santa Isabel, por incompetência da Secretária da Saúde e conseqüentemente da administração municipal.
sem comentarios chega na epoca de politicas eles ficam louco para aparecer.a saude tem de começar trocando o secretario da saude e vc nao imagina como asaude esta pessima em santa isabel paulinho me desculpe mas olha a reforma que vcs fizeram na camara carros alugados evc paulinho que aprovou a umento de salarios dos secretarios para nove mil .vamos pensar no povo por favor .
ResponderExcluir