Onda de assaltos reaviva debate sobre monitoramento 24 horas nas ruas do centro de Santa Isabel
Jorge Singh
A recente onda de roubos cometidos contra comerciantes de Santa Isabel colocou na ordem do dia a discussão sobre a implantação de câmaras de segurança no centro comercial da cidade. Reivindicação antiga dos comerciantes, o benefício sempre foi protelado pela Prefeitura. Agora com o susto, o assunto volta à baila e foi inclusive tema de discussão na reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) realizado na noite do dia 13 de junho de 2011 no salão nobre do Legislativo isabelense. Cerca de 100 pessoas compareceram à reunião, a maioria comerciante.
As únicas câmaras que existem na área central de Santa Isabel são de cunho particular, foram instaladas pelos comerciantes nos seus estabelecimentos. Muitos lojas e bancos são dotados de câmara. Mas o que os comerciantes querem é que a Prefeitura instale câmaras de segurança nas ruas do centro, como por exemplo, Avenida da República e Manoel Ferraz de Campos Sales e outras vias, naturalmente.
Mas para que as câmaras instaladas tragam o respaldo esperado tem que haver uma sala de monitoramento 24 horas, ou seja, a Guarda Municipal (se é que ela existe!) teria homens monitorando todas as câmaras atento ao que ocorreria de anormal nas ruas. Em caso de roubo, acidentes e situações suspeitas, haveria uma comunicação imediata para que os homens da Polícia Militar atuassem rapidamente, podendo dessa forma obter sucesso na operação. O simples fato de a cidade ser dotada com esse sistema de segurança já proporcionaria ganhos, isto é, inibiria por si só a atuação de bandidos.
Se o dinheiro gasto com o número exorbitante de semáforos instalados na região central de Santa Isabel tivesse sido direcionado para a instalação do sistema de monitoramento, com certeza teria sido mais bem empregado. Queremos crer que essa onda de roubo aos comércios foi um caso atípico. No entanto, não se justifica que até hoje a cidade não tenha implantado o sistema de monitoramento, pois segurança hoje em dia em qualquer pesquisa aparece como um dos itens que mais preocupa o cidadão. Mas não é só na região central que esse sistema de segurança é importante.
Como Santa Isabel praticamente tem apenas três entradas, Estrada de Igaratá, acesso pela Rodovia Presidente Dutra e a Estrada que liga o município à Arujá, seria o caso de se instalar câmaras nos portais de entrada também. Vale lembrar que nós sempre apoiamos a instalação de câmaras e uma central de monitoramento para Santa Isabel, pois a cidade vem crescendo e o número de pessoas que circulam na região central vem aumentando também e as pessoas precisam de mais segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário