terça-feira, 10 de maio de 2011

ARTIGOS DE SANTA ISABEL

Coluna Santa Isabel

Reconhecimento
O delegado Carlos Alberto desmente informação de um periódico de Santa Isabel. Ele informa que quando a vítima vai fazer reconhecimento de um elemento que acabou de ser preso, o acusado não tem contato visual com a vítima. O reconhecimento –– feito através de uma sala com vidro espelhado –– possibilita a visão de fora pra dentro (da vítima), mas não de dentro pra fora (do acusado).  O delegado disse que o reconhecimento é seguro na delegacia de Santa Isabel e fator determinante para a investigação de crime de qualquer natureza.

Esgoto
Chegou até a redação desse jornal uma denúncia grave de que a Prefeitura de Santa Isabel estaria descarregando todos os dias milhares de litros de esgoto no Ribeirão Araraquara. O esgoto seria despejado de caminhões limpa-fossa, que ficam estacionados no pátio da prefeitura e que tem como vizinho o Ribeirão Araraquara.  Através de um buraco que tem uma curta canalização que desemboca no rio, é inserido a mangueira do caminhão. Segundo o denunciante, os caminhões limpa-fossa deveriam descarregar sua carga fétida na Estação de Tratamento de esgotos do município de Suzano. Mas, informa a fonte, como enviar todos os caminhões para Suzano tem custo, a prefeitura, de cinco caminhões enviaria apenas um para o referido município. Os outros caminhões despejariam a carga no Ribeirão Araraquara. A denúncia veio acompanhada de várias fotos dos caminhões dentro do pátio de estacionamento.    

Impedindo a circulação
Um morador da Rua Prefeito Osvaldo R. da Silva,  no bairro Eldorado, em Santa Isabel, utilizando cones e correntes está impedindo que carros estacionem em frente de sua residência e que os pedestres circulem pela calçada. Na sabemos o motivo de o proprietário tomar essa decisão, que é ilegal, pois se a corrente estiver levantada o pedestre será obrigado a andar pela rua. O morador colocou vários cones em frente da residência e também a corrente. A prefeitura precisa fiscalizar para ver se o direito de o pedestre circular pela calçada está sendo desrespeitado.

Água
Santa Isabel, na semana passada viveu dias conturbados. A falta de água que em alguns bairros se estendeu por até 15 dias, causou desespero e revolta dos moradores, principalmente dos bairros Vila Gumercindo e Vila Guilherme. Mas há registro de que em vários outros bairros do município também faltou água. O que chama a atenção, além do grave problema da falta d’água, é que prefeitura age como se o problema não fosse com ela, ou seja, não dá uma satisfação ao munícipe. Normalmente, quando falta água em um município, seja por problemas na rede, ou por manutenção, a companhia de água avisa o que está acontecendo e quando será restabelecido o fornecimento da água, às vezes até com matéria paga em jornais. Isso só não ocorre em Santa Isabel. É um desrespeito ao munícipe, que além da água fica sem informação também.

Assessoria
Aliás, por falar em informação, gostaria de saber o motivo pelo qual não funciona a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel. É sabido que lá existem profissionais competentes, mas o fato é que o setor de imprensa não funciona. Em vários municípios do Brasil, a assessoria de imprensa, além de passar comunicados importantes à população relacionados à municipalidade, também responde para mídia sobre todas as Secretarias e outros órgãos municipais.

A serviço da comunidade
O programa “Singão a Serviço da Comunidade”, da Rádio Singão de Santa Isabel parece que está incomodando muita gente. O programa comandado pelo Jorge Singh (Singão), Honório Rocha e Marcelo Arenas, que vai ao ar de segunda, terça, quarta e quinta feiras, das 11h30 às 13h30 horas, é sucesso absoluto, e já teve até invasão do estúdio pelo Presidente do Legislativo isabelense que se sentiu ofendido pela programação. O programa que tem como mote informação, debates e questionamentos, têm agradado ao público, pois mostra os problemas –– que não são poucos no município isabelense ––, e cobra do prefeito e dos vereadores da Câmara Municipal soluções para os reclamos e anseios da população. Corre boatos na cidade, que pessoas que estão no poder e estão descontentes com as críticas veiculadas no programa estariam estudando um meio para fechar a rádio.  

Buzinaço
Na última quarta-feira, o trânsito ficou tumultuado na Avenida da República, uma das principais artérias do centro comercial de Santa Isabel. Um trecho da avenida foi fechado, tudo por conta de reparos efetuados por homens da prefeitura de um rompimento de rede de água. Por volta do meio-dia, motoristas irritados com o trânsito que não andava começaram um buzinaço. Os comerciantes antigos instalados na Avenida da República dizem que é normal a rede de água se romper na Avenida, pois as redes antigas estariam sucateadas. Um comerciante desabafou: “Aqui quando chove um pouco mais forte, sofremos com inundações em nossos comércios, quando estoura uma rede também sofremos transtornos, além de o estacionamento pago na Avenida afugentar os clientes”.

Mudança
A prefeitura de Santa Isabel está de mudança para o prédio na Avenida da República onde seria instalado o AME. O suntuoso prédio conhecido como elefante rosa finalmente terá inquilinos. Agora surge a conversa de que o Prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) teria se precitado com a decisão de ocupar o prédio, pois o Governo Estadual não teria descartado a instalação do centro médico. O prefeito comemora dizendo que não vai mais pagar aluguel. A população reclama que o sistema de saúde do município é precário, e a instalação do AME ajudaria a eliminar esse déficit na área da saúde. Outros dizem que o local é inadequado para a instalação da prefeitura, tendo em vista que tumultuaria ainda mais o trânsito no centro de Santa Isabel. Enfim, a construção do prédio gerou polêmica desde o início de sua construção, e parece que essa polêmica não vai terminar tão cedo.  Agora chega a notícia de que o prédio, além de ser vandalizado, sofreu roubo na sua instalação elétrica. Foram  roubados fios e torneiras, por exemplo. É evidente que com esses roubos dentro do imóvel, a mudança da sede da prefeitura isabelense sofrerá atrasos. Já tem gente dizendo na cidade que nesse ano de 2011, dificilmente a transferência da sede da prefeitura se concretizará. 

2 comentários:

  1. Referente à senhora lá do Jardim Eldorado, há muito tempo escuto falar das barbaridades que ela comete (tipo mandar a empregada lavar, com escova, ajoelhada no chão, o LEITO CARROÇÁVEL da metade da RUA que julga sob seus domínios. Nunca ví, porém. Alguém poderia enviar fotos para serem postadas neste site?

    ResponderExcluir
  2. Santa Isabel, como proposta a equipe do OlhaDica BlogSpot, a mais de 1 ano vem apontando e apresentando soluções a esta cidade, através da própria rádio enúmeras denuncias, as quais grande maioria foram dados "nomes aos bois".
    É lamentável viver em uma cidade que de paraíso apenas o "Jargão" sobrou, no entanto ainda relutamos a vender nossas opniões assim como nossas almas.
    Infeliz daquele que aponta erros e critica a Administração em troca de "mesadinhas" ou "favores", como postado em nosso link "De quais lados devemos fica!?" clique no link e leia http://olhadica.blogspot.com/2011/05/de-quais-lados-devemos-ficar.html#more.

    ResponderExcluir