Carma isabelense
Aliás, Santa Isabel abandonada do jeito que está precisa realmente de alguém que espante esse carma que emana da sede do Executivo. O carma, segundo a filosofia oriental significa barreiras para o progresso material e espiritual das pessoas. Quando a cidade está descuidada, com aspecto de abandono, quando os próprios moradores começam a falar mal de sua própria cidade é que o vírus do carma que se expande e emana lá do Paço Municipal está sendo inoculado nas pessoas. Ser contaminado por esse vírus é muito grave. Achar que a cidade é feia, que o município está abandonado, que não existe a quem se possa recorrer é um tipo de depressão social. A população precisa de estímulos, de programas de afirmações e de alto astral que com certeza virá das urnas no ano que vem. Que se unam os grandes espiritualistas para exorcizar esse carma que como uma nuvem escura paira sobre o município de Santa Isabel.
Poeira e buracos
A equipe de jornalismo da Rádio Singão esteve recentemente na zona rural de Santa Isabel nos distritos de Pouso Alegre, Pedra Branca, Bairro Cachoeira e Monte Negro. As reclamações são sempre as mesmas, ou seja, as péssimas condições das estradas. Muitos buracos, pedras soltas e muita poeira. Nos localidades, exceto Monte Negro, outra coincidência. Na última temporada de chuvas, as estradas ficaram intransitáveis devido à falta de ou má conservação. No bairro Cachoeira, os moradores informaram que o ônibus da Transcooper ficou dois meses (janeiro e fevereiro) meses de muita chuva, sem descer até o ponto final devido ao excesso de barro e lama na estrada.
Esquecidos
Jorge Singh, o Singão é muito conhecido na área rural de Santa Isabel. Cumprimentos efusivos, alegria estampada no rosto dos moradores com a presença do Singão nos rincões de Santa Isabel. O jornalismo da Rádio Singão está fazendo um pequeno retrato dos problemas e dos anseios de parte dessa população que vive afastada do centro de Santa Isabel. Na verdade é gente simples gente boa que gosta de trabalhar, mas que sente a falta de uma maior presença da administração municipal.
Morte de motoqueiros
Pesquisa do Seade de 2009 que engloba nove municípios da região do Alto Tietê informa que Santa Isabel é a cidade onde ocorreram mais mortes de motoqueiros, depois de Mogi das Cruzes. Segundo o Seade, em 2009 morreram 16 motoqueiros em Mogi das Cruzes, depois vem Santa Isabel com 12 mortes, seguido de Itaquaquecetuba com oito e Arujá com quatro óbitos. Os dados tornam-se alarmantes se compararmos o número de habitantes de Santa Isabel (pouco mais de 50 mil habitantes) com outros municípios da região. Por exemplo, Mogi das Cruzes tem 387 mil habitantes e Itaquaquecetuba contém 321 mil habitantes. Os dados são do último recenseamento do IBGE. Os números de 2010 do Seade não foram publicados.
Mototáxi
E para piorar a situação, Santa Isabel é o único município da região onde os moradores dispõem de serviço de mototáxi. São cerca de 100 motoqueiros que prestam o serviço na cidade. O transporte sobre duas rodas tem uma lei aprovada pela Câmara de vereadores que regulariza a profissão. Como o prefeito não regulamentou o projeto de lei, os motoqueiros continuam trabalhando na ilegalidade.
Anaconda
Está para expirar o prazo que a Anaconda tem para receber o lixo de outras cidades da região do Alto Tietê. Com a explosão e o desmoronamento do Aterro Pajoan de Itaquaquecetuba –– fechado definitivamente –– algumas cidades passaram a depositar o lixo no aterro sanitário da Anaconda em Santa Isabel. O prazo de 30 dias está para expirar. A população tem que ficar de olho, senão os 30 dias se transformarão em definitivo. Segundo comentários em Santa Isabel , a Anaconda teria os mesmos problemas do aterro de Itaquá.
Mendigos 1
Com a reforma da Praça dos Expedicionários, os mendigos que lá “moravam” foram desalojados pela prefeitura. Graças a Deus não tiveram o mesmo fim que as árvores daquela praça. Então, eles migraram para a Praça da Bandeira e também para a cobertura de alguns comércios do bairro 13 de Maio. Os moradores de rua são execrados, enxotados e repudiados por boa parte da população. Muitos cristãos, pessoas tementes a Deus não os vêem como seres humanos.
Mendigos 2
É evidente que eles causam transtornos, que fazem necessidades fisiológicas em logradouros públicos, que incomodam pedindo dinheiro e comida, que andam sujos e maltrapilhos. Muitos são usuários de drogas e alcoólatras, alguns apresentam problemas psiquiátricos. E a maioria não quer sair da rua. É um problema social muito sério. A Assistência Social do município tenta fazer sua parte. Quem sabe com o apoio da população haveria a possibilidade de se estar amenizando esse problema.
Transporte Público
Segundos dados da Revista Veja, o aumento vertiginoso das vendas de carros e motos, reduziu o uso de ônibus, metrô e trens no Brasil em 30%, entre 1997 e 2007. Já pensou se não tivesse ocorrido essa redução, tendo em vista que o trem, metrô e ônibus andam superlotados diariamente.
Mulher ganha menos
A mesma revista informa que o salário médio das mulheres é menor 20% que os dos homens e que os trabalhadores que concluíram curso superior ganham 225% mais do que os que não têm diploma.
Decisão judicial
O Sindismar (Sindicato dos Servidores de Arujá e Região) informou, através do Sandro Barbosa, diretor da Sub-Sede de Santa Isabel do Sindicato que a prefeitura de Santa Isabel não transporta mais seus servidores em caçambas de caminhões. Obedecendo a decisão do Ministério Público do Trabalho, sediado em Guarulhos, a prefeitura de Santa Isabel transporta agora os trabalhadores municipais em carros fechados.
Kombi
Mas não é exatamente isso o que vem ocorrendo com uma Perua Kombi, que é vista quase todos os dias transportando servidores municipais na sua carroceria. Parece que o veículo pertence ao departamento que faz a manutenção de redes de água da cidade.