sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeito Hélio Buscarioli é entrevistado pelo advogado Claudio Gomes, do Programa Expressão Vertical da Rádio Singão



O Prefeito de Santa Isabel Hélio Buscarioli (PSDB) foi o entrevistado da semana no Programa Expressão Vertical da Rádio Singão, comandado pelo advogado Claudio Gomes com a participação do também advogado Antônio Barreto. O Programa Expressão Vertical vai ao ar toda sexta-feira das 12 às 14 horas. Abaixo um resumo da entrevista do Prefeito Hélio Buscarioli ao Claudio Gomes.

Saúde de Santa Isabel
O prefeito Hélio Buscarioli disse que 25% da arrecadação do município é destinada à área da saúde. “A saúde isabelense não atinge 100% de eficácia, mas chega de 50 a 60%. A saúde pública isabelense vai bem. O dinheiro destinado à Santa Casa, do PSF (Programa da Saúde da Família) e da saúde é sagrado”, disse o prefeito. Hélio Buscarioli ressaltou ainda que a saúde no Brasil está um caos.

“Prefeito não manda nada”
Hélio disse que quando assumiu a prefeitura percebeu que o prefeito não manda nada. “Na prefeitura os funcionários são concursados, eles não podem ser mandados embora, diferente das empresas particulares. Quando o funcionário de uma empresa particular falta muito, ou pega muitos atestados médicos ou quando não produz a gente manda embora e paga os direitos. Na prefeitura não posso mandar embora”.

“Prefeitura não tem dinheiro”
O prefeito disse também que a prefeitura não tem dinheiro. “Os candidatos (a prefeito) que querem o meu lugar pensam que vão ter dinheiro para fazer as coisas. No meu primeiro mandato, tive que gastar dinheiro da prefeitura para comprar merenda escolar para as Escolas Estaduais. As ambulâncias e as máquinas da prefeitura estavam todas quebradas e as ferramentas da oficina (da secretária de Obras) tinham sido roubadas. A prefeitura não tinha crédito nos Correios para a entrega dos carnês de IPTU. A prefeitura não tinha crédito nem para comprar botijões de gás. Quando peguei a prefeitura ninguém pagava a conta de água e também imposto (IPTU). Começamos a fazer corte de ligações de água”.

“Dinheiro da Educação é sagrado”
Hélio Buscarioli disse que o dinheiro da educação é sagrado. “Quando sobrou dinheiro, construímos uma escola e agora vamos entregar em janeiro outra escola, a maior do município no bairro Novo Éden, que custará seis milhões de reais”.

“Quase renunciei ao cargo de prefeito”
Na entrevista, o prefeito Hélio Buscarioli fez uma relato surpreendente. “No meu primeiro mandato quase desisti e pensei em renunciar ao cargo. Minha filha e o Clóvis (vice-prefeito Clóvis Porto) disseram que se eu desistisse era um covarde”.

“Os vereadores quiseram me derrubar”
O prefeito relatou também que os vereadores no seu primeiro mandato quiseram derrubá-lo. “Eles (os vereadores) fizeram oito CEIs (Comissão Especial de Investigação). Eu nem sabia o que era CEI. Depois fiquei sabendo que era para me derrubar, eles queriam me cassar. Se eu não tivesse um grande advogado para me defender, eu teria sido cassado”. 

“Não é fácil administrar uma prefeitura”
O entrevistado falou que não é fácil administrar uma prefeitura, pois o prefeito depende da Câmara Municipal e da situação financeira da prefeitura.

Terreno da Granja
Hélio Buscarioli relatou que seu maior sonho era fazer no terreno da Granja o Fórum, uma creche e uma área de lazer. “Consegui juntar três milhões de reais para a desapropriação do terreno da Granja, mas acabou não dando certo”.  

Investimento no bairro Eldorado
O prefeito anunciou que asfaltará a Estrada do Eldorado. No Eldorado ele também construirá uma Praça de esportes, com quadra de skate, campo iluminado, arquibancada, tudo com dinheiro que foi economizado.


UPA de Santa Isabel
O mandatário municipal falou ainda que já era para ter inaugurado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Lá está com urucubaca, quando não é uma coisa é outra que atrapalha a inauguração (da unidade de saúde). O problema agora é a régua onde vai ser instalado o oxigênio”. Hélio disse que a UPA vai ser inaugurada em janeiro do ano que vem com ambulância nova, e a unidade vai ser gerida pela Santa Casa.

Saneamento básico em Santa Isabel
Com relação ao saneamento básico em Santa Isabel, Hélio confirmou que fez “um acordo de boca” com a Sabesp, e que no ano que vem a empresa de saneamento vai gerir tanto a água como o esgoto na cidade. “A Sabesp vai gastar 50 milhões de reais em cinco anos em Santa Isabel, pois vai trocar todas as encanações –– o prefeito deve estar se referindo a troca de redes de água e implantação de redes de esgoto. O prefeito confirmou também, por ocasião da recente visita do Governador Geraldo Alckmin, que virá do Estado 20 milhões de reais para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e mais 2,8 milhões para recapear a ruas de Santa Isabel e que também o Ribeirão Araraquara será desassoreado.

Prefeitura vai ocupar o prédio do AME em janeiro próximo
O prefeito também informou que a prefeitura vai se mudar no mês que vem para o prédio onde seria instalado o AME (janeiro de 2012). Hélio informou que a Secretaria da Cultura vai ocupar o antigo prédio do gabinete do prefeito da Praça Fernando Lopes também em janeiro do ano que vem.

Poços artesianos sem água custaram 500 mil reais
Indagado pelo entrevistador Cláudio Gomes sobre o CDHU de Santa Isabel, o prefeito disse que foram gastos 500 mil reais na perfuração de três poços artesianos para abastecer o Conjunto Habitacional do bairro Cachoeira (CDHU) que tem 260 apartamentos. “Infelizmente os poços não deram água suficiente, precisaria ter uma vazão de 30 mil litros de água por hora, agora vamos ter que furar outra em outro lugar”. O prefeito disse que chamaram um homem, morador de Ilha Bela para achar a água subterrânea através de uma varinha, o que acabou não dando certo também, pois o lugar indicado pelo homem, depois de furado o poço também não tinha água.

Iluminação pública
Hélio disse também que investiu em quatro mil luminárias para o município, inclusive na zona rural e que tem mais 600 mil reais para investir em luminárias (iluminação pública).

Teatro Municipal
O Chefe do executivo, disse que depois de terminada a obra da construção da escola do bairro Novo Éden, ele reformará o teatro que foi adquirido pela prefeitura por 400 mil reais. 

Ônibus cacarecos e estradas vicinais
O prefeito falou também que os ônibus da Transcooper estão quebrados, (em estado ruim de conservação). “São (os ônibus) cacarecos e a culpa é das péssimas condições das estradas vicinais e que se ele pudesse asfaltaria todas as estradas vicinais. “A prefeitura faz a manutenção das estradas vicinais, joga cascalho, a máquina passa, mas vem a chuva e leva a s pedras embora”.














Nenhum comentário:

Postar um comentário