Pacientes chegam de madrugada para agendamento com especialistas no prédio da Santa Casa
Segundo denúncias, pacientes do sistema municipal de saúde de Santa Isabel que precisam marcar consultas com médicos especializados costumam acordar de madrugada para garantir agendamento. Alguns pacientes costumam chegar ao prédio da Santa Casa entre as 3h30 e 5h30 da madrugada. O atendimento começa às 7 horas da manhã. A maioria dessas pessoas é constituída de pessoas idosas, algumas com dificuldade de locomoção. Eles ficam no escuro, tomando vento frio, garoa e em pé aguardando dar sete horas para serem atendidos. Muitos caminham longas distâncias e chegam até o setor de agendamento aos fundos da Santa Casa a pé, tendo em vista que de madrugada os ônibus municipais ainda não começaram a circular.
Secretário de Saúde afirma que horário de atendimento é das 7 às 16h50
Em entrevista concedida à Rádio Singão, o Secretário de Saúde de Santa Isabel, João de Deus, disse que o horário para atendimento do público que busca um médico especialista na Santa Casa é das 7 horas até as 16h50. “Não há necessidade de se acordar de madrugada para fazer agendamento com médicos especialistas na Santa Casa. Nós atendemos o dia inteiro, portanto, as pessoas não precisam chegar de madrugada, todas as pessoas são atendidas, não existem limites de agendamento”, disse João de Deus. Questionado pela reportagem porque que isso ocorria, João de Deus disse tratar-se de cultura. “As pessoas acham que se não chegarem cedo não vão ser atendidas, existe também a possibilidade de os pacientes chegarem de madrugada para terem o dia livre para trabalhar ou outros afazeres”. João de Deus relatou também que às vezes o agendamento demora um mês ou mais, devido aos pacientes terem preferência sobre um médico, em detrimento de outro médico que está com a agenda menos carregada.
João de Deus desmente saída de médicos
João de Deus disse também que a notícia de que 10 médicos teriam deixado a Secretaria da Saúde é mentira. Ele relatou que apenas três profissionais deixaram a prefeitura de Santa Isabel: os médicos Willian Cabrera Viana, Sidnei Beja e Paulo Ferrão. O secretário relatou ainda que a médica (e vereadora) Vivian Vidal está trabalhando em uma unidade de saúde do bairro Montenegro em Santa Isabel. A notícia de que cerca de 10 médicos teriam saída da prefeitura de Santa Isabel por incompatibilidade com o Secretário João de Deus foi confirmado pela médica e vereadora Vivian, inclusive a vereadora afirmou que ela também havia saído da Secretaria da Saúde e que só voltaria a trabalhar na área da saúde de Santa Isabel, quando o Secretário João de Deus não estivesse mais à frente da Secretária de Saúde.
Atendimento de pacientes de fora sobrecarrega sistema de saúde local
O Secretário João de Deus informou que a saúde de Santa Isabel vai bem. Ele mostrou dados através de estatísticas conhecida como demanda reprimida. João de Deus salientou que de todos os médicos especialistas, o município tem problema relacionado ao otorrinolaringologista, conhecido popularmente como otorrino. “Tem poucos otorrinos disponíveis, a prefeitura está tentando contratar, mas esse tipo de especialista é escasso na área médica. Temos apenas um otorrino em Santa Isabel, como a procura é muito grande (465 pessoas só no mês de novembro/2011), só um profissional não consegue atender a demanda, então somos obrigados a encaminhar para unidades de saúde de outras cidades da região”. Ele complementou. “Com relação a outros especialistas os pacientes são atendidos em Santa Isabel num espaço razoável de tempo”. O Secretário de Saúde disse também que Santa Isabel faz atendimentos de pessoas de outros municípios o que acaba sobrecarregando o sistema local. Ele disponibilizou uma planilha que mostra que em outubro de 2011 foram atendidos pelo sistema de saúde de Santa Isabel 97 pacientes de Arujá e mais 33 do município de Guararema, perfazendo um total de 130 pessoas de fora num único mês. O Secretário disse ainda que as despesas decorrentes desses atendimentos são arcadas pela prefeitura de Santa Isabel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário