quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em sete anos de mandato, Hélio Buscarioli nada fez para amenizar as enchentes em Santa Isabel
Por Jorge Singh
Os moradores e os comerciantes da área central da cidade de Santa Isabel praticamente não dormiram na noite do dia 18 de janeiro de 2012. Com a chuva forte que caiu no início daquela noite, o Ribeirão Araraquara transbordou e suas águas invadiram comércios e casas da Avenida da República, da Praça Fernando Lopes, de várias ruas que compõe o centro comercial e também algumas ruas do bairro Treze de Maio. A Praça Fernando Lopes, apesar de a prefeitura ter gasto uma fortuna para sua reforma ficou submersa também. Os gastos financeiros com a Praça Fernando Lopes, contando com a reforma do antigo prédio da prefeitura chegaram a quase 600 mil reais. Os tubos de cimento que captam água da Praça estão colocados rente à calha do Ribeirão Araraquara, basta um pequeno aumento no nível da água do Ribeirão para cobrir os tubos. A impressão que fica é que a questão do escoamento da água de chuva foi menosprezada pela prefeitura.
Avisos não falaram. O problema foi debatido exaustivamente no programa Singão a Serviço da Comunidade da Rádio Singão de Santa Isabel e os comerciantes estabelecidos próximo ao local também alertaram para o problema. Não precisa ser engenheiro para saber que a praça com uma chuva mais forte iria inundar. Segundo os moradores, a enchente ocorrida nesse ano teve um agravante, as águas demoraram a abaixar. Além dos problemas na Praça Fernando Lopes, o rompimento de algumas contenções de um reservatório de água que fica no Ribeirão Araraquara no bairro Treze de Maio no início da Estrada que liga Santa Isabel a Arujá também deve ter contribuído para a enchente na cidade. O pequeno lago onde rompeu as contenções é de onde é tirada a água que passa por tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA 1).
Como a prefeitura de Santa Isabel não tem por norma informar os meios de comunicação e a população sobre os problemas referentes à municipalidade não se sabe se o rompimento dessas contenções pode prejudicar a captação da água no local. Não se sabe também se a prefeitura já tem projetos para recuperar as contenções (barreiras de concreto) destruídas. Mais um ano está se iniciando e durante os sete anos do governo Hélio Buscarioli, ele não fez nenhuma obra no sentido de amenizar os problemas de enchentes na região central da cidade. Até quando a população de Santa Isabel sofrerá com as enchentes?!

Um comentário: