quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais uma obra sem planejamento em Santa Isabel. E de que quebra obra eleitoreira

Por Jorge Singh

A notória falta de planejamento por parte da prefeitura de Santa Isabel no que diz respeito à elaboração e construção de obras públicas municipais já é de conhecimento do povo isabelense. Mas parece que a prefeitura não está preocupada com a “falta de planejamento”, bordão que está na boca do povo quando o assunto é obras públicas em Santa Isabel.
Depois das últimas denúncias de que o prédio onde será (ou seria) instalada a UPA estaria condenado por falhas estruturais, vem agora a notícia de que o prefeito autorizou a pavimentação de três ruas de um conjunto de 14 vias em Santa Isabel. A maioria das ruas da malha urbana de Santa Isabel encontra-se deteriorada, portanto, as vias necessitam de asfalto novo.
O problema é colocar capa asfáltica nova em mais de uma dezena de ruas sem fazer o serviço completo, ou seja, sem antes trocar por canos PVC as antigas e obsoletas redes de água de amianto e sem colocar as redes coletoras de esgoto. Sim, porque essa decisão irresponsável do prefeito vai demandar serviço duas vezes e gasto financeiro desnecessário, tendo em vista que as referidas ruas mais cedo ou mais tarde terão que ser quebradas (abertas enormes valetas) para a implantação de redes de esgoto e a troca da rede antiga de amianto por canos de PVC.
Além disso, rompimentos de canos e vazamentos de água nas ruas de Santa Isabel são corriqueiros devido à rede de água ser antiga e inadequada para os dias de hoje. Portanto, os asfaltos novinhos recém inaugurados já correm risco de serem quebrados para reparos de vazamentos de água. Há muito tempo o prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) vem prometendo o recapeamento de várias ruas do município, portanto, ele teve tempo suficiente para fazer um planejamento da obra, incluindo no pacote que primeiro se procedesse a colocação de rede de água e esgoto. Dessa forma não precisaria quebrar o asfalto depois e gastar mais alguns milhões de reais do povo isabelense.
Da forma como está sendo feito, o prefeito num ato irresponsável está jogando o dinheiro do povo no lixo. Além do desperdício do suado dinheiro do povo, fazer esse trabalho na época de chuvas não é recomendável, pois toda vez que chove o serviço é paralisado e por vezes perdido, portanto, ainda existe a possibilidade de mais prejuízos por conta da chuva.
Além disso, está claro, está evidente de que a pavimentação dessas ruas são obras eleitoreiras, pois, depois de sete anos no poder só agora em ano eleitoral o prefeito resolveu trocar o asfalto de 14 vias de Santa Isabel. O povo tem que ficar de olho vivo e esperto com obras em época de eleição, pois o prefeito deveria ter feito construções e reformas necessárias (com planejamento e responsabilidade) durante todo tempo que ocupou a cadeira do Executivo, e não acelerar obras em um ano eleitoral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário