Caiu o Pinheiro na Praça, caiu a Laurinha da Secretaria, a chuva já está caindo, só quem não cai é o João de Deus e o Valdevino Coutinho
Exoneração
Laura Jacira Lobo Pedroso, conhecida como dona Laurinha não é mais a Secretária da Promoção Social de Santa Isabel. Juntamente com o nascimento do novo ano surge a primeira exoneração de 2012 na Prefeitura de Santa Isabel. Dizem que mais cabeças rolaram esse ano. A última exoneração do ano velho foi do Éden Pontes, ex-chefe de Gabinete. Cogita-se na cidade que a Izilda do Posto assumira a cadeira ora em vacância. Izildinha como é conhecida é filiada ao Partido da República (PR). Como não houve comunicado oficial por parte da prefeitura explicando o motivo da saída da Laurinha, as especulações são muitas. A mais forte é o escândalo envolvendo a prefeitura e a Funerária Cidade Santa de Santa Isabel. A prefeitura com a anuência da dona Laura teria aprovado um adiantamento de 15 mil reais ao proprietário da funerária, negócio que evidentemente fora de propósito e totalmente ilegal. O escândalo da funerária está sendo investigado pela polícia civil de Santa Isabel.
Queda de árvore
Existe um ditado que diz o seguinte: depois de a porta arrombada é que se vai colocar cadeado. A questão dos Pinheiros mortos da Praça Fernando Lopes se encaixa nesse ditado popular. Precisou cair um pinheiro para prefeitura tomar providência e remover o outro pé de Pinheiro que ficou em pé. O pé de pinheiro, o menor, caiu devido ao vento e à chuva forte do dia 1° de janeiro. Felizmente na hora da queda a Praça se encontrava vazia. Poderia ter acontecido uma tragédia, o peso do tronco da árvore poderia matar uma ou mais pessoas. A Praça Fernando Lopes é muito movimentada por jovens devido aos bares e lanchonetes instalados no local. Por falta de aviso não foi. No programa Singão à Serviço da Comunidade da Rádio Singão vários alertas foram feitos de que as árvores mortas poderiam cair a qualquer momento. Inclusive o assunto foi tema na coluna do jornal Gazeta de Notícias que também alertou sobre o perigo das árvores mortas. Como sempre a prefeitura se omitiu e não removeu as árvores da praça. Felizmente não houve vítimas.
Praça nova, enchente velha
Outro alerta que vem sendo feito no Programa Singão à Serviço da Comunidade é com relação ao escoamento da água de chuva do mesmo logradouro (Praça Fernando Lopes). O trabalho de escoamento de água pluvial através de galeria vai causar inundação das bravas no local, tendo em vista que os dois canos de cimento de escoamento da água estão colocados rente ao leito do Ribeirão Araraquara. Quando houver uma precipitação fluvial forte em Santa Isabel e o Ribeirão Araraquara encher, com a certeza água retornará pelas galerias pluviais e inundará a Praça. A prefeitura como sempre não se manifestou sobre o caso e também não tomou providências, apesar da grande preocupação dos comerciantes do local.
Fonte do 13 de Maio
A bica do bairro 13 de Maio em Santa Isabel continua jorrando água e o povo se fartando daquela “água boa e fresquinha”. Apesar de existir um laudo preliminar acusando a contaminação da água com coliformes fecais e apesar do aconselhamento do não consumo daquela água, as pessoas consciente ou inadvertidamente continuam a beber daquela fonte. Se não é o caso ainda da condenação e do fechamento da bica do 13 de Maio, seria o caso de a prefeitura alertar a população através de placas de que a água em questão não é própria para o consumo. Mas, como de costume mais uma vez a prefeitura de Santa Isabel se omite e a população que se lasque. É o desgoverno Buscarioli!
Prédio da UPA 1
Segundo matéria publicada no Jornal Bom Dia o prédio que abrigará (ou abrigaria) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está condenado. De acordo com o jornal, algumas colunas que eram para estar cheias de concreto estão ocas, ou seja, a estrutura do prédio estaria comprometida. Segundo o periódico, o caso, inclusive, é tema de uma investigação da própria prefeitura. Muito já se foi falado a respeito da construção do prédio da UPA de Santa Isabel. Devido o terreno ser um antigo lixão, o local seria inapropriado para a construção do prédio. Não sabemos se o terreno teria a ver com isso, mas o fato é que a edificação apresenta várias rachaduras acarretando, inclusive, a quebra dos vidros de algumas janelas do prédio. Isso pôde ser constatado pelo Jorge Singh e pelo jornalista Honório Rocha que visitaram a unidade no ano passado. E agora vem essa notícia de que as colunas de concreto não tem concreto! Se de fato isso for verdade é um o cúmulo do absurdo, um fato abominável, pois, uma vez inaugurada, a unidade colocaria em risco a vida de muitas pessoas, sejam pacientes e funcionários.
Prédio da UPA 2
O ex-Secretário de Planejamento e do Meio Ambiente Nelson Fernando Pacobello foi exonerado do cargo no último semestre de 2010 sob suspeita de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. O Ministério Público está investigando. A empresa Stemmi que construiu o prédio seria de propriedade do pai do Nelson Pacobello. Ele nega ter participação ou ser o proprietário da empresa Stemmi. Nelson Pacobello é o engenheiro que assina a planta da obra. Depois das últimas revelações de que as colunas de concreto do prédio estão ocas, a situação pode se complicar mais ainda para o ex-secretário Pacobello.
Vicinais
A temporada de chuva chegou. Mas a preocupação dos moradores de Santa Isabel, não se restringe somente às tradicionais enchentes que ocorrem na área central da cidade. É verdade que as enchentes na área comercial causam transtornos à população e prejuízos aos comerciantes. Mas outras preocupações decorrem também da temporada de chuvas. As pessoas que moram em áreas de risco correm perigo permanente nessa temporada, tendo em vista que em 2011 ao que sabemos a prefeitura não fez nenhum trabalho para resolver os amenizar os problemas das famílias que moram nas áreas de risco. Outra preocupação diz respeito às Estradas que ligam á área urbana com a área rural do município. Como se sabe o município de Santa Isabel é muito grande e cortada por estradas de terra que com as chuvas se tornam intransitáveis por falta de manutenção. Pessoas ficam ilhadas na zona rural do município por o ônibus não ter condições de circular devido à lama e aos buracos. Os munícipes acabam perdendo dias de trabalho e crianças e adolescentes deixam de ir à escola por conta das péssimas condições das vicinais. Pois esse problema tende a se repetir esse ano, tendo em vista que a prefeitura, ao que tudo indica não fez nenhuma força tarefa, nenhum trabalho extra para deixar as estradas em condições de absorver as chuvas desse verão.
Derrota dos vereadores
Apesar do tiroteio e das críticas generalizadas que ambos vêm sofrendo, o diretor de Trânsito Valdevino Coutinho e o Secretário de Saúde de Santa Isabel João de Deus parecem que permanecerão nos respectivos cargos até o final desse mandato. Além das críticas nos jornais de Santa Isabel, os vereadores, alegando incompetência pediram a cabeça de ambos ao prefeito. Nessa briga, os vereadores até o momento arcam com a derrota, pois os respectivos senhores estão firmes e fortes no comando da diretoria de Trânsito e na Secretaria da Saúde. Os vereadores chegaram até a propor uma CEI para as respectivas pastas, mas como é de praxe nesse mandato no Legislativo, o assunto logo foi esquecido. O assunto foi esquecido por qual motivo? Conveniência? Pressão? Ou foi só um show pirotécnico?