quinta-feira, 14 de julho de 2011

ACIDENTES AEREOS

Um em cada 10 aviões do modelo LET 410 já sofreu acidente

A Noar Linhas Aéreas é uma empresa nova, com um ano de mercado. Ela trabalha com aviões bimotores, o LET-410, fabricados pela Companhia Let Aircraft, da República Tcheca. Esses aviões costumam apresentar uma série de problemas: cerca de um a cada dez aviões fabricados pela empresa já sofreram acidentes. Desde 1981, todo ano há um acidente aéreo com um avião fabricado pela empresa.

É um índice bem semelhante, por exemplo, aos Fokker 100 que traumatizaram uma geração de brasileiros pelos acidentes nos anos 1990 e 2000. O mais grave deles, em 1996, matou em São Paulo 99 pessoas que voavam pela TAM. Cerca de um a cada 12 Fokker 100 já se acidentaram.

O projeto do avião é da década de 60, tendo sido encomendado pela antiga União Soviética (que deu lugar à atual Rússia e alguns outros países) à antiga Tchecoslováquia - aquela época, um país comunista formado pelas atuais Repúblicas Tcheca e Eslováquia sob forte influência dos soviéticos.

A aeronave que caiu no Recife tinha capacidade para 19 passageiros, sendo utilizada principalmente para vôos regionais no Leste Europeu.

O avião que caiu na capital de Pernambuco teria pouco mais de um ano de uso, segundo a empresa, apesar do projeto da aeronave ser antigo. Pouco mais de 1.110 aeronaves deste modelo foram produzidas até hoje. Ao todo, 105 delas já sofreram acidentes, sendo 95 de gravidade alta, resultando em completa perda da aeronave, segundo o site da consultoria Aviation Safety Network, uma das principais referências mundiais em estatísticas sobre acidentes aéreos. O site já contabiliza o acidente de hoje.

A Noar Linhas Aéreas faz vôos regulares no Nordeste há pouco mais de um ano, cobrindo as cidades de Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Mossoró, Caruaru e Paulo Afonso. A empresa pertence a um grupo de empresários de Caruaru.
 
Modelo bimotor LET 410, igual ao que caiu na quarta-feira em Recife (PE), vitimando 16 pessoas. 


Empresa aérea divulga nome das vítimas do acidente na capital de Pernambuco

A empresa Noar divulgou a lista oficial das vítimas do bimotor LET 410 prefixo PR-NOB que caiu na manhã desta quarta-feira (13), no Recife. O avião decolou às 6h51 e quatro minutos depois caiu em um terreno baldio, em Boa Viagem.


- Rivaldo Paurílio Cardoso (piloto): 68 anos, Brigadeiro reformado da Aeronáutica, com 40 anos de vôo, com experiência em vôos comerciais e de grande porte.

- Roberto Gonçalves (co-piloto): 55 anos, piloto civil há 20 anos, tinha duas mil horas de vôo. De acordo com o irmão da vítima, o também piloto Jairo Gonçalves, Roberto estava de folga hoje e foi trabalhar para substituir um amigo.

- Carla Suely Barbosa Moreira: Delegada da Receita Federal de Mossoró.

- Antônia Fernanda Jalles: Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vice-diretora do Núcleo de Educação Infantil, da UFRN.

- Ivanildo Santos Filho: Funcionário da Faculdade Maurício de Nassau.

- Natã Braga: 39 anos, encarregado de manutenção da super Gás Brás.

- André Freitas Pimenta Cordeiro: Dono da Imperjet, filho do presidente do CDL do Ceará.

- Camila Marino: 28 anos, trabalhava na empresa Blackberry.

- Marcos Ely Soares de Araújo: 44 anos, diretor de Engenharia da Moura Dubeux, ia para a cidade de Natal participar da inauguração de um edifício. Trabalhava na empresa há 20 anos.

- Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque: 41 anos, professor de odontologia. Seguiria para a cidade de Natal (RN) onde ministraria aulas em um curso de pós-graduação. Ele era professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior há mais de 10 anos.

- Raul Farias: Professor de odontologia;

- Marcelo Campelo: Trabalhava na Marca Engenharia, viajava para o lançamento de uma obra em Natal.

- Maria da Conceição Oliveira: Engenheira da Marca Engenharia.

- Débora Santos.

- Johnson Nascimento.

- Breno Faria.
  

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