quinta-feira, 18 de agosto de 2011

QUEIMADAS


Em tempo seco queimadas criminosas pioram qualidade do ar e causam problemas respiratórios

Nessa época do ano incêndios criminosos nas matas são corriqueiros, incendiários nunca são pegos em flagrante

Incêndios criminosos em vegetações tanto nas áreas urbanas como nas áreas rurais pioram drasticamente a qualidade do ar. Dois incêndios foram registrados na tarde do dia 17 de agosto: um em Santa Isabel e o outro no município de Arujá. No mesmo dia a umidade relativa do ar estava abaixo de 20% em praticamente todo o Estado de São Paulo e a temperatura oscilava entre 27 e 30 graus, segundo informações veiculadas na grande mídia.


Os incêndios nas matas, além da espessa fumaça que causam irritação nos olhos, dificuldade para respirar e deixam a garganta seca, também trazem consigo a fuligem que atinge as casas, comércios e as pessoas que estão circulando pelos bairros e centros comerciais. Pessoas que apresentam problemas respiratórios sofrem muito mais, muitas são, inclusive, hospitalizadas. Ou seja, as queimadas potencializam a piora da qualidade do ar.

As estiagens nessa época do ano acabam deixando a umidade do ar muito baixa o que por si só já leva a problemas respiratórios, com as queimadas a situação é agravada. Por volta das 15h00 do dia 17 de agosto uma pequena mata às margens da Rua Presidente Castelo Branco, próximo do local onde será realizada a festa do peão boiadeiro ardia em chamas. Meia hora depois o fogo já chegava próximo do Portal de Entrada de Santa Isabel da rodovia SP 056 que liga Santa Isabel a Igaratá. Um rolo de fumaça branca subia aos céus e atrapalhava motoristas que circulavam pela Rua Presidente Castelo Branco e a Rua Vereador Sebastião Claudiano.


No município de Arujá no bairro Centro Residencial, próximo à Avenida Armando Colângelo, uma área coberta de vegetação rasteira com algumas árvores também ardia em chamas e jogava na atmosfera uma fumaça branca impregnada de fuligem preta. A fumaça branca fica suspensa no ar e parece uma neblina. As fuligens sujam os quintais, roupas nos varais e também afetam a água de piscinas. Nessa época de estiagens potencializadas pelas queimadas, as pessoas que apresentam doenças como asma, bronquites e renite alérgica sofrem muito. Já os que estão com infecções nas vias aéreas superiores e com pneumonia tem seu quadro agravado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário