Milhares de pessoas dão adeus ao Nenê Simão.Santa Isabel referencia seu ilustre prefeito.
Durante todo o período do dia (das 8 às 17h00), milhares de pessoas compareceram ao salão nobre da Câmara Municipal de Santa Isabel e renderam homenagens ao Nenê Simão. Clima de comoção tomou conta de todos
Cortejo com grande acompanhamento de carros e motos passa pelo centro de Santa Isabel |
Carro funerário com o esquife do Nenê Simão na Avenida da República |
Padre João Batista reza pela alma do Nenê Simão. Depois, presentes entoaram cânticos religiosos |
Santa Isabel amanheceu de luto na quarta-feira, dia 21 de março de 2012. Na noite anterior, depois de uma luta de oito dias internado no Hospital Ipiranga em Mogi das Cruzes, falecia Waldemar de Brito Simão, o Nenê Simão, prefeito de Santa Isabel por quatro mandatos. Antes de se tornar prefeito pela primeira vez, Nenê Simão já tinha cumprido um mandato de vereador pelo Legislativo isabelense.
No dia 21 de março de 2012, logo cedo, através das redes sociais o povo isabelense começou a se manifestar e a escrever homenagens ao Nenê Simão. O mesmo aconteceu através da Rádio Singão de Santa Isabel que fez um programa especial em memória do Nenê Simão. Houve muitas ligações ao vivo de pessoas chorando emocionadas que quase não conseguiam falar.
De manhã um bom público já tinha passado em frente ao esquife do Nenê Simão, mas foi à tarde que o salão nobre da Câmara de Santa Isabel lotou de vez. A área externa do prédio da Câmara que dá acesso ao plenário e ao salão da Câmara também foi tomada de assalto pela população que veio prestigiar o velório do prefeito que mais teve mandatos em toda história de Santa Isabel. O povo vinha de todos os bairros do município, inclusive da zona rural para dar adeus ao ilustre político. Além do povo, empresários, comerciantes, profissionais liberais, políticos e vereadores também se faziam presente no velório do Nenê.
Povo seguiu o cortejo até o Cemitério dos Brotas |
Bandeiras e expediente a meio pau. Essa foi a tônica no dia 21 de março de 2012 |
Muitas pessoas choravam copiosamente, principalmente quando o Padre João Batista Ramos Motta da Igreja Matriz de Santa Isabel rezou uma missa ao lado da urna mortuária do Nenê Simão. Em homenagem ao ilustre falecido, o padre João Batista também entoou cânticos religiosos, fazendo com que a emoção tomasse conta de todos.
Pouco mais das 17h00 saiu o cortejo do salão nobre com destino ao Cemitério do Brotas. Antes, porém, também como última homenagem, o cortejo passou pelas duas principais vias do centro de Santa Isabel, Avenida da República e Avenida Manoel Ferraz de Campos Sales. Seguindo o carro fúnebre, dezenas de motos, ciclistas e carros passavam pelas inúmeras pessoas que circulavam pela área central da cidade, incluindo comerciários e comerciantes, que acenavam entristecidos, dando adeus ao Nenê Simão. Já escurecia quando o enterro de Nenê Simão se findou no Cemitério do bairro Brotas, sob aplausos e muita comoção. Em respeito à morte do Nenê, os funcionários do Paço Municipal foram dispensados do trabalho.
A chefe de gabinete Ângela Sanches dispensou todo o funcionalismo público de Santa Isabel para que pudessem acompanhar o velório e o enterro do Nenê Simão. Na verdade houve ponto facultativo em Santa Isabel, em decorrência do falecimento do Nenê Simão.
Prefeito quatro vezes
Waldemar de Brito Simão nasceu em Santa Isabel no dia 15 de novembro de 1941. Teve quatro mandatos de prefeito pela sua cidade natal. Antes, porém, teve um mandato na qualidade de vereador. Nascia ali, sua vocação para a política, que culminaria com os quatro mandatos no Executivo isabelense. Os mandatos: 31/01/1973 a 31/01/77, 01/02/83 a 31/12/1988 (seis anos), 01/01/93 a 31/01/1996 e 01/01/2001 a 31/12/20